"50 Sombras de Grey" será realizado por uma mulher
Os nomes sucederam-se, nenhum tinha sido confirmado. Até ontem, quando a autora da saga, E. L. James, deu a notícia, via Twitter. "Estou encantada e entusiasmada de anunciar que Sam Taylor-Johnson aceitou dirigir o filme de '50 Sombras de Grey'", livro que já vendeu 70 milhões de exemplares em todo o mundo. A realizadora é autora do filme "Nowhere Boy" sobre a infância de John Lennon em Liverpool, antes dos Beatles.
Veja aqui o trailer do filme "Nowhere Boy", de Sam Taylor Wood:
[youtube:I0Qu62_vPbo]
"A capacidade única de trabalhar relações complexas lidando com o amor, emoção, química sexual fazem dela a realizador ideal para fazer trazer à vida a relação entre Christian e Anastasia", afirmou o produtor Michael De Luca, em comunicado, justificando a escolha da Universal Pictures e Focus Features. "As personagens requerem um realizador que esteja disposto a assumir riscos e sair da zona de conforto onde for preciso, e a Sam é a pessoa certa", acrescentou, citado pelo "The Hollywood Reporter".
"Estou entusiasmada por ficar responsável pela evolução de '50 Sombras de Grey' das páginas para o ecrã", disse a realizadora em comunicado. "Para as legiões de fãs, quero dizer que vou honrar o poder do livro de Erika [L. James] e as personagens de Christian e Anastasia", adiantou.
Britânica de nascimento, tal como a autora de "50 Sombras de Grey", Sam Taylor-Johnson trabalhou sobretudo em fotografia nos anos 90. Um remake das fotos que John Lennon e Yoko Ono fizeram para Annie Leibotwitz horas antes do músico ser assassinado, em parceria com Henry Bond, chamaram particularmente a atenção. Chamava-se "26 de Outubro de 1993".
Foi nomeada para o prémio Turner, venceu o galardão atribuído a promessas da arte da Bienal de Veneza em 1997 e já foi condecorada pela rainha Isabel II.
A pedido da National Portrait Gallery, realizou um vídeo de 67 minutos de David Beckham enquanto dormia, em 2004.
Outro trabalho reconhecido chama-se "Crying Men", em que várias celebridades de Hollywood -- Sean Penn, Robin Williams, Laurence Fishburne ou Paul Newman -- choram.
Fez várias curtas-metragens e dirigiu o teledisco do tema "Überlin" dos R.E.M..
[youtube:ZITh-XIikgI]
Também lançou um single de música de dança na Alemanha, produzido pelos Pet Shop Boys. Chama-se "In Love with a German Film Star".
[youtube:Psh4brghxk4]
A realizadora tem 46 anos e seus dados biográficos podem parecer confusos já que até 2012 assinava como Sam Taylor-Wood. A mudança aconteceu após o casamento com Aaron Taylor-Johnson (antes Aaron Johnson , o ator que interpretava John Lennon no filme "Nowhere Boy"), 23 anos mais novo. Tem quatro filhas, duas de um anterior casamento, com o marchand de arte Jay Jopling.